No Dia do Jornalista, conheça dez dos melhores filmes já feitos sobre jornalismo

O grupo Cineclube Paraense em busca de se aproximar, ainda mais, do público cinéfilo de Belém, fez uma votação para eleger os dez melhores filmes já feitos sobre o tema Jornalismo.

A votação é motivada porque, em 7 de abril, é comemorado o Dia do Jornalista. Da votação participaram 15 dos membros do grupo original do Cineclube, sendo dois deles jornalista também. Foram citados 41 filmes, todos voltados ao fazer jornalístico nas redações e muitos deles sobre o trabalho investigativo dos jornalistas.

A apuração final ficou assim: em primeiro lugar, um dos clássicos dos filmes sobre jornalismo que é “Todos os Homens do Presidente” (de Alan J. Pakula), com 107 pontos; em segundo, outro clássico, “Cidadão Kane” (de Orson Welles), com 84 pontos; em terceiro, “Spotlight – Segredos Revelados” (de Tom McCarthy), com 65 pontos; em quarto, “Rede de Intrigas” (de Sidney Lumet), com 56 pontos; em quinto, “The Post – A Guerra Secreta” (de Steven Spielberg), com 51 pontos; em sexto, “O Abutre” (de Dan Gilroy), com 50 pontos; em sétimo, “Broadcast News – Nos Bastidores das Notícias” (de James L. Brooks), com 39 pontos; em oitavo, “O Informante” (de Michael Mann), com 38 pontos; em nono, “Boa Noite, Boa Sorte” (de George Clooney), com 34 pontos; e em décimo, um dos grandes clássicos do cinema, “A Montanha dos Sete Abutres” (de Billy Wilder), com 32 pontos.

“Todos os Homens do Presidente” (1976) narra a história do escândalo Watergate, que provocou a renúncia do presidente dos EUA, Richard Nixon. O filme é baseado no livro do jornalista Bob Woodward, do jornal Washington Post, que no filme é interpretado por Robert Redford. Ele e seu colega de redação Carl Bernstein (Dustin Hoffman) iniciam uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, no edifício Watergate. Com a ajuda de uma fonte misteriosa, conhecido como Garganta Profunda, os dois repórteres conseguem fazer uma conexão entre os ladrões e um funcionário da Casa Branca. Apesar das advertências, a dupla segue o dinheiro por todo o caminho até o topo.

O clássico “Cidadão Kane” (1941) deu fama e muita dor de cabeça ao seu diretor e intérprete Orson Welles. A partir da última palavra pronunciada por Charles Foster Kane, antes de morrer, ‘rosebud’, um jornalista, entrevistando pessoas do passado do magnata, recria e conta a ascensão e queda do império jornalístico de Kane. Os problemas de Welles começaram por conta do que a história é baseada na vida do milionário americano William Randolph Hearst, que fez de tudo para impedir que o filme chegasse às telas de cinema.

O ganhador do Oscar de Melhor Filme de 2016, “Spotlight – Segredos Revelados” é baseado em uma história real que mostra um grupo de jornalistas em Boston (EUA), que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

“Rede de Intrigas” (1976) deu aos seus protagonistas, Faye Dunaway e Peter Finch (este, póstumo), os Oscar de Melhor Atriz e Melhor Ator, em 1977. A trama mostra o âncora Howard Beale (Finch) que recebe a notícia de que está demitido em razão dos seus baixos índices de audiência. Um dia, com o programa no ar, avisa que se matará ao vivo na próxima semana. É imediatamente afastado, mas diante dos apelos do público a emissora decide voltar atrás. A partir de então, ele passa a encarnar o profeta louco e seu comportamento insano tem recepção altamente positiva. As pessoas responsáveis pela sua ascensão, no entanto, agora precisam encontrar uma forma de detê-lo.

“The Post – A Guerra Secreta” (2018) mostra Kat Graham (Meryl Streep), dona do The Washington Post, que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores. Ben Bradlee (Tom Hanks) é o editor-chefe desse jornal, ávido por alguma grande notícia, no sempre acirrado mercado jornalístico. Quando o New York Times mostra os escândalos sobre atuação dos EUA na Guerra do Vietnã, o presidente Richard Nixon decide processar o jornal com base na Lei de Espionagem. A proibição é concedida por um juiz, o que faz com que os documentos secretos cheguem às mãos de Bradlee e sua equipe, que precisa, agora, convencer Kat e os demais responsáveis pelo The Post sobre a importância da publicação de forma a defender a liberdade de imprensa.

“O Abutre” (2014) é um filme que fala sobre o que de mais caro as pessoas deveriam prezar: a ética profissional. Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles (EUA). A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados. E cada ‘furo’ que ele consegue, mais antiético ele e torna.

Em “Broadcast News – Nos Bastidores das Notícias” (1987), na cidade de WAshington D.C., Jane Craig (Holly Hunter), é produtora do telejornal de uma grande rede e tenta manter um alto padrão de qualidade. Mas ela precisa lidar com a promoção do novo talento da emissora, Tom Grunick (William Hurt), que representa tudo o que ela mais odeia. O desprezo e a desconfiança, porém, logo se transformam em outra coisa, destruindo a autoestima de Aaron Altman (Albert Brooks), competente e dedicado profissional que nutre uma paixão secreta pela melhor amiga Jane.

“O Informante” (1999) mostra que em 1994, um ex-executivo da indústria do tabaco dá entrevista bombástica ao programa jornalístico “60 Minutos”, da rede americana CBS. Dizia que os donos da empresa em que trabalhou, não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina, como também aplicavam mais aditivos químicos ao cigarro. Mas CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseando nesta história real, o filme narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson, Jeffrey Wigand (Russell Crowe), e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público.

“Boa Noite, Boa Sorte” (2005) mostra a história de Edward R. Morrow (David Strathairn), um âncora de TV que, em pleno Macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow, ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.

“A Montanha dos Sete Abutres” (1952). Em Albuquerque, no Novo México, o repórter Charles Tatum (Anthony Quinn) está sem dinheiro e pede ao dono de um jornal local que lhe dê um emprego temporário. Um ano depois, Tatum sente-se desmotivado, mas quando está fazendo uma reportagem sem grandes pretensões, ele descobre que um trabalhador ficou preso numa mina enquanto buscava “relíquias indígenas”. Tatum sente que essa reportagem é a grande oportunidade para ele. Em pouco tempo, e alimentado pelas reportagens sensacionalistas de Tatum, o local se torna uma verdadeira feira de curiosos pela história do homem preso na mina.